Com o patrocínio da Presidência da República, esta iniciativa numa realização intermunicipal da Arte-Via Cooperativa Artística e Editorial CRL, presidida pela escritora Ana Filomena Amaral, e que conta com o apoio da DGLAB, tem a adesão de 11 municípios do Centro do país: Pedrogão Grande, Oliveira do Hospital, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Penela, Pampilhosa da Serra, Arganil, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Lousã e Sertã.
A decorrer entre 15 e 18 de junho, nestes concelhos, o FLII pretende "levar os livros e os escritores aos sítios mais inesperados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, locais onde as pessoas trabalham e convivem", segundo palavras da Ana Filomena Amaral, prestando homenagem às vítimas dos incêndios florestais.
O Festival pretende também celebrar os 18 anos da cooperativa cultural e os 28 anos da queda do Muro de Berlim e envolverá não só as bibliotecas municipais e a rede de bibliotecas escolares, como também os agentes de desenvolvimento e os talentos locais dos concelhos envolvidos.
Palestras, concursos, ‘workshops’, leituras, feiras do livro, espetáculos, arte urbana, performances musicais e exposições, contam com a participação de diversos escritores nacionais e estrangeiros.
O conceito subjacente é o de uma “realização sinérgica, envolvendo os recursos dos municípios integrantes do consórcio, rentabilizando e potenciando o melhor que cada um possui, num esforço conjunto de superar as adversidades e em nome da palavra regeneradora”. Inclui ainda a criação de uma residência de escritores que será inaugurada no decurso do festival e conta com várias parcerias nacionais e internacionais de residências congéneres.
Como grupo coordenador, para além da própria Ana Filomena Amaral, conta-se Fátima Cabral, Pedro Mexia e José Luís Peixoto.
Consulte o Programa

4-6-2018 RD